domingo, 4 de março de 2012

Otimizadores de sistema: Qual o melhor?


Bem, quando o assunto é desempenho dos diversos sistemas operacionais que existem no mercado, pensamos em ajudar você a escolher programas de qualidade e de confiança ao realizar otimizações para aperfeiçoar o sistema operacional o Ccleaner.



O que significa CCleaner?
O nome do programa é uma abreviação de "Crap Cleaner", ou seja, limpador de porcarias. Com ele, você efetua uma limpeza completa no seu PC, apagando arquivos desnecessários e ganhando mais privacidade ao eliminar os pacotes que armazenam suas atividades. E mais importante ainda: melhora o desempenho da sua máquina.


Como funciona?
Depois de instalado, execute-o, selecione os itens que deseja remover do computador — na opção “Limpeza” — e clique em “Analisar”. Imediatamente, o software faz uma busca por todo o sistema e retorna o que pode ser apagado, com o respectivo tamanho em disco que você pode recuperar.


Feito isso, clique em “Executar Limpeza” para que o conteúdo seja apagado definitivamente do Windows. Lembre de efetuar esta tarefa com todos os outros programas fechados, uma vez que o CCleaner irá procurar arquivos e registros temporários (que podem estar em uso por algum dos aplicativos em execução).




Novidades da versão
A última versão do CCleaner está recheada de novidades. A interface foi aperfeiçoada, e os ícones dos botões foram substituídos por novos — mais modernos. Mas a mudança mais importante não é aparente: o CCleaner agora é instalado como um aplicativo de 64-bits nativo em sistemas que suportam a estrutura.


Isso aperfeiçoa a velocidade de detecção dos arquivos e fornece ao CCleaner a estrutura correta de pastas para pesquisa, melhorando ainda mais os resultados das limpezas. Entre as melhorias não aparentes, está também a pesquisa nas bibliotecas HTML 5 de todos os navegadores.


Mas talvez a função mais esperada por todos é a manutenção dos cookies de forma inteligente. Isso significa que você pode limpar os cookies do seu navegador e não perderá preferências relacionadas a perfis de sites, senhas, logins e muitas outras informações importantes armazenadas desta forma.




A última grande novidade desta versão é a possibilidade de fazer uma limpeza completa no disco, eliminando os dados (sobrescrevendo os espaços onde estavam os arquivos com dados aleatórios) de uma vez por todas.


Esta ferramenta, chamada de Limpador de Dispositivo, possui uma grande quantidade de opções de sequenciamento de dados e de número de vezes que os dados são sobrescritos. Há uma forma segura (que sobrescreve apenas o espaço vazio no disco) e outra que apaga todas as informações contidas em um drive. Esta ferramenta é ideal para quem quer eliminar qualquer traço de utilização de um disco, seja ele fixo ou um drive removível.


Limpeza
CCleaner é um dos varredores mais completos do gênero e possui uma vasta gama de opções para limpar arquivos desnecessários. Confira logo abaixo:


Windows
Na aba “Windows”, o programa varre o disco rígido em busca de diversos tipos de arquivos desnecessários relacionados ao sistema, subdivididos pelas categorias “Internet Explorer”, “Windows Explorer”, “Sistema” e “Avançado”. De modo geral, o programa efetua as seguintes ações:


Limpeza por completo dos arquivos desnecessários do Internet Explorer, eliminando também rastros e históricos de navegação.


Limpeza das listas de arquivos utilizados recentemente, bem como palavras usadas em pesquisas, no Executar etc.


Eliminação dos itens desnecessários do sistema, como arquivos da Lixeira, fragmentos do verificador de discos, arquivos temporários etc.


Restauração das configurações padrões do sistema, como posição de ícones e atalhos do Menu Iniciar, dimensão das janelas, entre outros. Por padrão, esses itens encontram-se desabilitadas dentro da opção Avançado. 


Registro
O registro do Sistema é um dos principais fatores que ditam o desempenho do computador. Por isso, é indispensável a realização de manutenções periódicas, visando sempre manter o Windows estável e rápido. Porém, por ser uma parte delicada do computador, muitos usuários temem  efetuar modificações nele, pois a simples alteração de um valor poderia até mesmo inutilizar o Windows.


É verdade que no mercado existem inúmeros softwares que prometem limpar o registro e acabam destruindo o seu sistema. No entanto, tratando-se de registro, o CCleaner é imbatível. Ele é simplesmente um dos softwares mais seguros para a remoção de entradas inválidas, sempre preservando a funcionalidade dos programas e do sistema como um todo.




Confiabilidade
Ao contrário dos utilitários concorrentes que saem removendo entradas sem apontar os motivos, este fantástico aplicativo exibe, um a um, o que as levaram a ser identificadas como inválidas, fornecendo a você a chance de selecionar apenas o que deseja realmente remover. O escaneamento costuma ser rápido e, mais uma vez, o programa lhe disponibiliza uma série de itens a serem incluídos ou excluídos da varredura.


Para aumentar ainda mais a segurança, uma notificação para a realização de um backup de registro é exibida previamente à remoção das entradas encontradas. Não tenha medo de usar! Caso algum problema ocorra, é fácil recuperar tudo que foi removido.


Ferramentas
Como se já não bastassem tantos recursos, o CCleaner traz, de quebra, quatro ferramentas para você aprimorar ainda mais o desempenho da sua máquina. A primeira delas, Desinstalar Programas, serve como atalho para o “Adicionar e Remover Programas” do Windows. Nela, você elimina por completo qualquer programa instalado em seu computador. Não pense que selecionar o ícone de um aplicativo e enviá-lo para a Lixeira faz o mesmo. Deste modo, estará eliminando apenas o atalho, mas o programa em si permanecerá em seu computador, ocupando espaço.


A segunda ferramenta, Programas Iniciados com o Windows, pode ser a solução para um problema comum em milhares de computadores: a demora para iniciar o SO. Esta lista exibe todos os arquivos que são executados assim que o Sistema é iniciado. Sendo assim, quanto maior a quantidade, mais demorada será a inicialização. Verifique atentamente os softwares que não possuem necessidade de serem executados automaticamente e os remova da lista. Reinicie o computador e veja a diferença.


Só não apague as entradas importantes para o computador, como antivírus, firewall, anti-spywares etc.


A terceira é a Restauração de Sistema (que deve estar ativada no seu computador para ser exibida), que permite ao usuário excluir pontos de restauração criados automaticamente. O último ponto de restauração está desabilitado e não pode ser excluído por motivos de segurança, ou seja, você não perderá a última configuração válida de seu computador. Perfeito para quem instala muitos programas e não quer ficar guardando pontos de restauração antigos.


Simplesmente o melhor
Quanta eficiência, não é mesmo? Pois bem, para complementar, tudo isso está reunido em uma interface arrojada, moderna e intuitiva. Qualquer pessoa, independente de ser leiga ou “expert”, pode utilizar o programa sem se deparar com obstáculos.


Está esperando o quê para deixar o seu computador nos trinques com este software gratuito e em português, que é capaz de recuperar todo o desempenho perdido na sua máquina após vários dias de utilização?


O Ccleaner está em sua versão estável a versão 3.16.1666 é a mais recente, clique aqui para fazer o download desta versão no site da piriform.


Junto ao ccleaner também é importante a desfragmentação do disco rígido, por isso preparamos um programa que vamos mostrar em outro tópico, fique de olho.


Publicado em: 5 de março de 2012 às 00:05

Um comentário:

  1. Eu uso e gosto bastante do PC Faster. Programinha top demais! Cheio de features bacanas como antivírus e acelerador pra games. Indico.

    ResponderExcluir